domingo, 12 de junho de 2011

maquiagem consciente



Ontem participei de um curso de maquiagem dado por Camila Damato, na Shangrilá. Sou do tempo da regra que para palco pancake e cílios postiços resolviam, mas muita coisa mudou de lá pra cá, e havia tempos que sentia necessidade de me atualizar com as novidades. Sempre gostei de me maquiar sozinha e não depender de filas esperando maquiador, etc. Bom, a moça que deu o curso é pra lá de simpática, deu dicas de sites de importados não tão caros e sugestões que mudaram o meu modo de pensar básico em relação a combinação de cores, fora as trocas de figurinhas entre as participantes que foi também muito legal. O curso para mim foi muito proveitoso.
Mas não foi tanto para falar do curso em si que escrevi, porque no quesito make-up há o Youtube para dar boas dicas em tutoriais e em geral as meninas se viram muito bem. O que eu de uns tempos pra cá passei a me importar é se os produtos cosméticos que costumo utilizar são ou não testados em animais. Porque nenhum show ou estar bem na fita pra mim vale o sofrimento de um animalzinho preso em laboratório com a finalidade de testar o produto que eu uso. Descobri que minha ex-preferida L'Óreal é um dos fabricantes que testam e vou abandonar o meu querido Elsève revitalizante que deixa meu cabelo supermacio. Que se dane, vou tentar achar um similar. Pretendo inclusive deixar mensagem no SAC informando que deixei de ser cliente da marca da qual consumia inúmeros produtos até que eles mudem sua postura quanto a testes, os quais, segundo profissionais da área, não tornam os produtos totalmente seguros, pois a sensibilidade e alergias, etc., variam de espécie para espécie. Há tantas empresas idôneas e com ótimos produtos para a pele, como a Valmari, por exemplo, queridinha de esteticistas sérias, que não há por que testar nos bichinhos, não é mesmo?

Há uma lista de empresas que testam e das que não testam. Quem se importa com o sofrimento animal pode imprimir as listinhas e deixar sempre na bolsa na hora de comprar ou renovar o estoque. Nos sites a seguir, pode-se encontrar listas inclusive de produtos importados:
www.pea.org.br
http://www.institutoninarosa.org.br

O Instituto Nina Rosa, uma entidade defensora dos animais das mais sérias e respeitadas disponibiliza no Youtube vídeos sobre o tema, que valem a pena ser vistos, com depoimentos de biólogos, profissinais e estudantes da área de Biomédicas contando um pouco do que acontece sobre a permanência dessa prática há muito desnecessária.



"Não creia que os animais sofrem menos do que os seres humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos."

Dr. Louis J. Camuti

Um comentário: