domingo, 31 de maio de 2009

O que que as turcas têm II...


Elas têm a possibilidade de, ao virar uma esquina qualquer, dar de cara com o Tarkan, astro de música pop da Turquia, campeão de postagens de vídeos nos orkuts das bellydancers, parece que não só do Brasil, mas around the world... Ele não é só conhecido na Turquia, mas em Londres, na Alemanha, Bélgica, México, etc. Tem uma bela voz e, pelo que pude constar de pesquisas, manda bem ao vivo nos shows, não é um cantor só de estúdio. Estudou música em conservatório e compões boa parte das músicas que canta. É bonito, tem carisma, dança bem e rebola na moral. Já mudou o visual um sem-número de vezes ao longo da carreira, desde o metrossexual, o sou-sexy-porém-macho, o andrógino, dando margens a discussões sobre suas preferências sexuais, embora seja sempre visto com namoradas, werever.
Já teve composições musicais mais tradicionais, mas atualmente usa samplers de hip hop, rap e outros ritmos ocidentais em suas músicas, canta inclusive em inglês e adota um estilo pop bem comercial. Seus clips são bem produzidos, com roteiros interessantes e algo ousados, explorando as diversas facetas da sexualidade, mas nada nem de perto comparado ao que a Madonna já fazia, por exemplo, há mais de dez anos, na época do álbum Erotica. Mas com isso já dá para as fãs dele irem sonhando com esse pouquinho de pimenta.



Durante as buscas encontrei uma porção de blogs só sobre o cara, de fãs do Brasil, Alemanha etc., como existem de outros astros pop internacionais. No texto sobre a foto acima dizia que ele teve de jogar a camisa para se livrar de um bando de fãs ensandecidas. É uma febre. Então, me perguntei por que é que ele não me empolga tanto. Hum, vamos ver, talvez porque apareça nos vídeos muito arrumadinho, muito maqueado, muito penteado, tipo um dos Jonas Brothers para meninas adultas, rsrsrs.

Resolvi pesquisar mais e descobri duas coisas que achei interessantes, um vídeo mais antiguinho com músicos que tocam instrumentos tradicionais de percussão, que amooo (o ritmo me parece um tipo de khaleege), no finalzinho, com samplers de hip hop, que também gosto bastante. Ah vai, também me empolguei com a letra que alguma boa alma postou com legendas em português ("Ela é pura como o leite materno/ Ela é fresca como uma flor") não é fofo? Então já me conquistou um pouco mais, e a mordidinha na boca que ele dá quando canta, rsrsrs. Parece que ele se diverte com o ritmo enquanto dança e khaleege é uma delícia de dançar mesmo. E ele toca derbake no vídeo, ou pelo menos finge que toca, e tocar percussão é o poder! Pelo menos eu acho. Observem a loura dadivosa de minissaia no show, talvez uma espécie de Fifi Abdo local. No show ele fica suado, daí parece um ser humano de verdade. É só seguir o link, porque não consigo postar com janelinhas direto do youtube nesta joça.


Mas, vejam só, também é um artista engajado, lançou a campanha Terra Mãe, junto a uma fundação para presevação da vida selvagem e riquezas naturais da Turquia, e um vídeo com música sobre o tema, com um dos instrumentistas mais tradicionais e respeitados da Turquia, o Orhan Gencebay. E a música é bela (enquanto melodia e tals, porque de turco não entendo nada; as imagens sugerem que deve falar sobre a destruição da natureza e a necessidade de preservação, etc. E isso de não entender a língua das músicas que se dança renderá outro post).

Tarkan e Orhan Gencebey (Earth song) http://www.youtube.com/watch?v=SorsyXksX10

Tinha pensado em um post sobre imaginar um público ideal para dançar melhor, dica dada por vários professores e professoras de dança que eu tive. "Imagine o fulano ali e dance assim ou assado". A minha lista era encabeçada pelo George Clooney, seguida do Jonny Depp, Antonio Banderas, Jose Eduardo Agualusa (escritor angolano), Colin Firth, Vincent Cassel, Toni Garrido, o Gael Garcia Bernal, entre outros, e tenho certeza de que na lista das bellyoungers teria um lugar também para o Tarkan, mas daí tem de caprichar muuuito, né meninas, porque sabe como as turcas são esforçadas.





2 comentários:

  1. Tarkan é uma delícia =p
    Mas bom, boooooom mesmo, ele está em 'Sorma Kalbim'

    méééldeooooos!

    haha

    ResponderExcluir